29 setembro, 2006

A explicação...

Portugueses compram menos jornais- Os portugueses compraram menos 21,5 mil exemplares de jornais diários, por edição, nos primeiros seis meses deste ano face ao mesmo período de 2005, revelou a Associação Portuguesa para o Controlo das Tiragens (APCT), citada pela agência Lusa. Fonte: Portugal Diário

Mas para que é que eu, ou qualquer outro português vai ler um jornal? Esses palermas dos jornais não dizem aquilo que nós queremos! Por isso neste momento só compro informação de qualidade, informação essa que só a TVI, Caras, Vip ou Lux nos conseguem oferecer.

Claro, se me perguntam "Lê jornais? Se não, porquê?", lá terei de responder que não compro, são caríssimos (custam quase um décimo do que gasto por semana no Euromilhões), só têm notícias comandadas pelo "sistema" e que para não correr o risco de ficar mais ignorante, o melhor é nem ler!

Bons tempos, quando o Marco e a Marta me abriam o Jornal Nacional...

6 Comentário(s):

Blogger [lunatic] said...

Não digas isso! Os bons tempos continuam! Temos os Morangos com Açúcar e a Floribela que dia sim dia não(?) tem reservado no Telejornal um lugar de honra, quando não o de abertura!
Mas é verdade que a credibilidade da informação, em todos os media, tem sofrido muito com as telenovelas, tanto as originais como as que se criam à volta de determinados acontecimentos... É verdade que estamos em crise e que só se fala disso, mas a tendência é mesmo essa, as pessoas virarem-se para a televisão, para o computador, e ja que pagam por estes serviços, 2, 3 euros parece muito dinheiro... para pagar por um jornal.

Então e já se reparou que as notícias da SIC de Sábado à noite são as mesmas do Expresso do mesmo dia? Para quê pagar? Já o ano passado houve uma grande quebra nas vendas... também os jornais franceses estão em crise, os ingleses, os Alemães... até a mim me dizem na escola que o jornalismo escrito está a morrer... tem de se apostar é na imagem, no som, só isso atrai o público. E uma imagem (com som e movimento) vale mil palavras?

6:24 da tarde, setembro 29, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Grato pela referência. Devolverei à Obra que nasceu o link na próxima actualização Do Portugal Profundo.

E parabéns pelo vosso blogue! Continuem!

8:35 da tarde, setembro 29, 2006  
Anonymous Anónimo said...

É indiscutivel que a televisão se tem apresentado como o expoente máximo nos meios de comunicação social, mas não vamos desculpar o que não tem desculpa. Não é por acaso que os portugueses são um povo ocioso e até um pouco preguiçoso, basta olhar para a selectividade com que os "tugas" vêm o emprego, tem de se ganhar bem, fazer pouco e de preferência que não puxe muito pela cabeça. É por isso evidente que se torna muito maçador comprar o jornal, nem que seja "o crime", quando podemos chegar a casa e ver o "jornal" nacional recheado de boa informação

11:05 da tarde, setembro 29, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Os jornais são, por natureza, muito diferentes da TV ou da Rádio. Deviam ser, aliás, porque hoje, com a mania do formato curto das notícias, não só poucas novidades trazem como elas não têm factos e análise em profundidade que o tempo de fazer o jornal, sem o imediatismo marcante da Rádio e TV, justifica apresentar ao leitor.
Basicamente, as Tv's de manhã "lêem" o que trazem os diários e estes no dia seguinte pouco acrescentam àquilo que as Tv's deram na noite anterior.
A Informação não é trabalhada: por prehuiça, por critérios editoriais aberrantes ou interesses obscuros, se não quisermos cair na tentação do facilitismo e de até nem haver inteligência para mais com gente medíocre a dirigir a Imprensa que sofre com rigores orçamentais que não se compatibilizam com a cobertura exaustiva e no terreno dos acontecimentos.
Reparem que pouca reportagem há, raros são os acontecimentos internacionais mais marcantes com um ponto de vista nacional apresentado nos jornais.
Os jornais, de resto, são meras agências de comunicação para manter abertas portas de informação obviamente desaconselháveis a um jornal que se queira plural, interventivo e exigente. À falta destes predicados, para quê comprar jornais?
Já não é o tempo de apregoar que comprar jornais é saber mais.
A mediocridade campeia e os textos opinativos, de muitos comissários políticos, abundam até marcar mesmo, de novo, a idelogia deste ou daquele título.
O panorama é desolador, acreditem, até para quem é... jornalista.

5:33 da tarde, setembro 30, 2006  
Anonymous Anónimo said...

As pessoas, e particularmente os portugueses, são preguiçosas. Para quê gastar alguns cêntimos no DN ou no Público se podem ler à borla o Destak ou o Metro na curta viagem de comboio/metro q fazem todos os dias? O dia é curto, a vontade não é muita, e há pressa, muita pressa. Dps de um dia de trabalho sentem-se cansados, chegam a casa e vêem o telejornal. e basta. E é assim.
Ler o DN ou o Público de uma ponta à outra leva tempo. As pessoas não estão pra isso.
E os jornais gratuitos vieram agravar mais a quebra de vendas. Só em Portugal há dois, destak e metro, mais o outro, de economia. E isto é um meio pequeno. Em Londres,por ex., sem comparação de habitantes e tamanho, há 4. Portugal, como sempre, tem q ser desproporcional São os centros comerciais maiores da europa, as árvores de natal, a bandeira humana.. só merda. Dps temos dos maiores défices, desemprego elevado, tudo o q deveria ser "bom" temos de mau. Enfim.

10:10 da tarde, setembro 30, 2006  
Anonymous Anónimo said...

A televisão é uma nova era, o jornal jã era....
Ouvir as notícias, e ver novelas, futebol é do melhor.
É que jã ninguém lê jornais ninguém

7:12 da tarde, junho 03, 2008  

Enviar um comentário

<< Home